Café da manhã na França
A França é conhecida mundialmente por sua gastronomia, mas sinto desapontar que o café da manhã na França não é o mais variado do mundo. Na verdade, é uma área bem menos explorada na culinária francesa.
O café da manhã, ou em francês “petit déjeuner”, é considerado simples e não costuma ser tão reforçado, como os cafés da manhã americanos com bacon e batatas. Mas isso não significa dizer que o café da manhã francês é ruim. Pelo contrário, mesmo com sua simplicidade, o café da manhã na França é extremamente saboroso.
O que os franceses comem no café da manhã ?
Um café da manhã simples, porém adocicado. Na mesa de café da manhã dos franceses, você encontra a famosa baguette, o queridinho croissant, o saboroso pain au chocolat, e claro, as tradicionais geleias a base frutas que eles costumam passar nas fatias de pão com a manteiga. Todos esses itens são acompanhados por um café, chá, chocolate quente e/ou em algumas vezes, suco de laranja.
Apesar de ser simples, os franceses prezam pela qualidade dos produtos. Então, é comum ter pães fresquinhos, recém saídos da boulangerie (“padaria”).
O que pedir e onde comprar ?
Se você for comprar o seu café da manhã em Paris, você precisa ir até uma boulangerie (“padaria”). Não se preocupe, pois, você encontrará uma com facilidade a poucos metros de distância do seu local de hospedagem. Digite no google maps e leve a listinha abaixo :
- Baguette : pão tradicional na França utilizado no café da manhã, mas também nas saladas e acompanhando os pratos em quase todas as refeições. A baguette tradition é a mais pedida entre os franceses, sendo coberta por farinha e, em algumas vezes, grãos.
- Croissant : pão de massa folhada e a base de manteiga, ele tem formato e significa meia-lua.
- Pain au chocolat : pão com massa folhada, tem formato retangular e recheio delicioso de chocolate.
- Pain aux raisins : pão em formato espiral ligeiramente caramelizado e com passas em volta.
- Chaussons aux pommes : pão com massa folhada com formato triangular, ligeiramente caramelizado e recheado com caldo de maçã.
Em seguida, você pode dar um pulo no supermercado para comprar suco, café e as famosas geleias de frutas. Esses itens, você não compra numa boulangerie tradicional. Apenas se for uma grande rede de padarias. Mas opte pelas pequenas boulangeries de bairros porque a preparação é artesanal. Nos supermercados, os pães são industrializados e não tem a mesma textura e sabor.
Caso você fique num hotel com café da manhã, possivelmente, você terá todos os itens acima mencionados. Sente-se para deliciar!
Curiosidades do café matinal dos franceses
-
- Café da manhã dos franceses é doce.
- Na França não existe o famoso “pão francês”.
- A baguette fica dura em 24H e é praticamente, impossível comê-la. Exceto, se você fizer torradas.
- Suco de laranja é, possivelmente, suco de caixa e não da fruta.
- A maioria dos franceses não tem costume de comer bolinhos e biscoitos industrializados no café da manhã.
- Não existe croissant recheado na França. Os franceses comem o croissant puro. O recheio é invenção de outros países!
- Os franceses não comem croissant com garfo e faca.
- A França com seus 66 milhões de habitantes, possui 33 mil boulangeries-pâtisseries que fabricam anualmente 6 bilhões de baguettes. Sim, os franceses amam pão!
Indicação para tomar café da manhã em Paris
Morando na França há mais de uma década, costumo fazer como os franceses e tomar meu café da manhã adocicado em casa. Porém, ano passado, decidi testar o “petit déjeuner” do Angelina.
O Angelina é um salão de chá tradicional e histórico de Paris, fundado em 1903 e conhecido por ter o melhor chocolate quente de Paris. Eu fui no Angelina da Rue de Rivoli, mas existem outros endereços na capital francesa. Ele também já está presente na Asia (Japão, Singapura e China) e no Oriente Médio (Emirados Árabes, Líbano, Qatar, Arabia Saudita, Kuwait, Bahrein).
O Angelina da Rue de Rivoli tem um cenário único : mobília, lustres, espelhos e detalhes da arquitetura, dignos de um castelo. Optei pelo menu “petit déjeuner parisien“, valor 20€, no qual estava incluso :
- chá, café OU chocolate quente
- suco de fruta (da fruta, realmente)
- mini viennoiseries (mini croissants e pães de chocolate)
- meia baguette
- manteiga, mel e mini geleias
Confesso que o chocolate quente é surpreendentemente divino. Primeiramente, porque ele é a base do chocolate puro derretido. Mas também, devido a sua textura, super cremosa e saborosa. O chocolate quente por si só, já vale a ida.
Quanto as mini viennoiseries, elas são realmente mini, bem pequenas, mas deliciosas. O menu “petit déjeuner parisien” do Angelina é ideal para uma pessoa. Contudo, se você dividir, possivelmente, não irá saciar sua fome e apreciar da melhor maneira possível todos os itens.
Enfim, mesmo com toda a “simplicidade” do café da manhã francês, o artigo e as fotos te deixaram com água na boca. Mas, antes de tudo, prepare seu vocabulário para saber o que pedir no dia.
Vocabulário básico em francês para café da manhã
- Petit déjeuner : café da manhã
- Viennoiserie : pães de massa folhada com outros ingredientes (manteiga, chocolate, passas, maçãs, etc).
- Boulangerie : Padaria
- Café : café
- Thé : chá
- Lait : leite
- L’eau : água
- Jus d’orange : suco de laranja (talvez provavelmente, de caixa)
- Jus d’orange préssé / frais : suco de laranja da fruta
Embora a pronúncia não seja evidente. Com toda certeza, você conseguirá identificar essas palavrinhas no cardápio e, certamente, irá saborear o melhor da França. Se acaso falte uma palavrinha na lista acima, deixa nos comentários que irei acrescentar na lista.
Enfim, aproveite o seu café da manhã na França!